Como ajudar um alcoólico?
18 Mai '18
Nos dias de hoje, o álcool acompanha o dia a dia da sociedade estando presente em momentos de festas, gastronomia e qualquer outro tipo de convívio. Por outro lado, o álcool estimula a agressividade, aumenta o risco de acidentes e está associado a vários problemas.
O consumo de álcool passa a ser considerado um problema de saúde quando existe uma dependência do álcool, transtorno por uso de álcool e/ou alcoolismo. O alcoolismo não está ligado à quantidade de álcool que um individuo ingere, mas se existe prejuízos relacionados ao álcool ou dificuldade em controlar o consumo é necessário intervir. A Clínica Olhos de Água pode ajudá-lo!
O que é o alcoolismo?
O alcoolismo é uma agravante do consumo de álcool, que tem um grande impacto no indivíduo, assim como na vida familiar, profissional e social. Ainda existe uma grande dificuldade em perceber quando o álcool se torna uma dependência
Efeitos do álcool
O consumo excessivo desta substância, pode causar problemas cardíacos, digestivos, oculares e aumento o risco da doença hepática.
Sintomas de alcoolismo
- Depressão;
- Ataques de pânico;
- Ansiedade;
- Demência;
- Violência doméstica;
- Falta de controle sob o consumo;
- Desejo intenso de consumir álcool;
- Alteração do comportamento no trabalho (ex: diminuição da produtividade e confronto com colegas).
Centro de reabilitação - tratamento alcoolismo
Em Portugal, o álcool é a substância mais consumida. 14% dos homens e 9,8% das mulheres assumem padrões considerados problemáticos. É importante detetar o problema e aprender a lidar com ele. A Clínica Olhos de Água pode ajudá-lo!
Na Clínica acreditamos que para a libertação da dependência alcoólica é necessário que o paciente aceite e/ou reconheça a doença. A partir do reconhecimento é-lhe inserido o conceito de uma vida plena e equilibrada.
Antes de iniciar o tratamento alcoólico, em regime de internamento, é feita uma consulta de avaliação gratuita, para perceber qual o tratamento mais indicado. Para cada paciente é elaborado um tratamento personalizado, através da medicação indicada, abstinência total, e outros sintomas que possam ocorrer.
A duração deste acompanhamento terapêutico, desenvolve-se entre um período de 12 semanas. No entanto, após o período de tratamento é aconselhado a presença frequente nos grupos terapêuticos.