Adição ao Jogo
A atividade do jogo é associada a lazer, diversão e convívio com amigos. No entanto, a dependência do jogo habitualmente não manifesta indícios de degradação física ou moral, o que numa fase inicial dificulta o reconhecimento da existência de vício do jogo.
Vários estudos afirmam que determinadas zonas do cérebro, responsáveis pelo prazer e satisfação, são ativadas quando se ganha um jogo. O mesmo acontece quando se consome uma dose de heroína, cocaína ou qualquer outra droga semelhante.
Os mecanismos cerebrais associados ao jogo interferem e afetam o funcionamento "normal" do cérebro, alterando substancialmente os seus comportamentos. É motivo para preocupação quando deixa de ser apenas um jogo quando passa para a sua vida real.
Como qualquer outra dependência, o vício do jogo, é uma doença grave e progressiva. Qualquer vício trás consequências negativas a nível físico, mental e emocional.
Sintomas Vício do Jogo
- É preciso estar alerta dos sinais que vão surgindo à medida que o jogo começa a tornar-se uma dependência que são:
- Aumento da atividade associada ao Jogo;
- Procura incessante de recursos financeiros para alimentar o prazer de jogar;
- Utilização de segredos, mentiras, e por último a negação, como forma de ocultar a atividade associada ao Jogo;
- Obsessão;
- Compulsão.
Consequências da Adição ao jogo
- Alterações drásticas do humor;
- Comportamento compulsivo em busca de “ação” em torno da atividade do Jogo;
- Perda do controlo racional;
- Isolamento;
- Problemas familiares e financeiros.
Vício do Jogo Tratamento
O tratamento para o vício do jogo, tem como objetivo controlar os pensamentos obsessivos que possam desencadear pensamentos compulsivos relacionados com esta dependência. Na Clínica Olhos de Água, o tratamento é focado na abstinência total do vício, tendo como objetivo fazer com que, o paciente retome à sua vida social “normal” e livre de qualquer dependência.
Uma vez que, o dependente não pensa em mais nada a não ser no jogo, a equipa especializada da Clínica tem como principal objetivo devolver uma vida equilibrada e socialmente estável ao paciente.
Antes de iniciar o tratamento, em regime de internamento, é feita uma consulta de avaliação gratuita, para perceber qual o tratamento mais indicado. Para cada paciente é elaborado um tratamento personalizado.
A duração deste acompanhamento terapêutico, desenvolve-se entre um período de 12 semanas. No entanto, após o período de tratamento é aconselhado a presença frequente nos grupos terapêuticos.