Alcoolismo
Sabia que o Alcoolismo é mais mortal do que a obesidade e o tabaco?
O tratamento de alcoolismo é a solução para retomar à vida normal. Quando alguém consome álcool de uma forma continuada, excessiva e consistente (alcoolismo), transmite uma mensagem muito clara da manifestação de uma dependência grave, que apenas com alterações interiores e exteriores, poderão ser alteradas.
Esta doença irá destruir progressivamente todas as fases da vida do paciente, fazendo com que o alcoolismo passe a ser dominante, em detrimento da vida social, familiar e/ou profissional.
O nosso tratamento de alcoolismo tem como objetivo conseguir compreender a dificuldade do indivíduo em assumir que tem um problema, para depois podermos atuar de forma eficiente com o foco na retoma da vida normal do paciente.
Sintomas do Alcoolismo
- Depressão;
- Ataques de pânico;
- Ansiedade;
- Demência;
- Violência doméstica;
- Alteração do comportamento no trabalho (ex: diminuição da produtividade e confronto com colegas).
Consequências do Alcoolismo
O paciente interfere negativamente com quase todas as áreas da sua vida familiar: pessoal, social e/ou profissional, destruindo gradualmente todos os planos da vida sua vida.
Existem diferentes fases pelas quais o consumidor de álcool atravessa, numa sequência crescente de degradação das condições físicas e sociais, que são:
- A experimentação;
- O consumo ocasional;
- O consumo regular;
- O consumo problemático;
- A dependência.
Tratamento da Dependência do Álcool
Em Portugal, o álcool é a substância mais consumida. 14% dos homens e 9,8% das mulheres assumem padrões considerados problemáticos. É importante detetar o problema e aprender a lidar com ele. A Clínica Olhos de Água pode ajudá-lo!
Na Clínica acreditamos que para a libertação da dependência alcoólica é necessário que o paciente aceite e/ou reconheça a doença. A partir do reconhecimento é-lhe inserido o conceito de uma vida plena e equilibrada.
Antes de iniciar o tratamento, em regime de internamento, é feita uma consulta de avaliação gratuita, para perceber qual o tratamento mais indicado. Para cada paciente é elaborado um tratamento personalizado, através da medicação indicada, abstinência total, e outros sintomas que possam ocorrer.
A duração deste acompanhamento terapêutico, desenvolve-se entre um período de 12 semanas. No entanto, após o período de tratamento é aconselhado a presença frequente nos grupos terapêuticos.