939 128 950 SOS 24H/7 Menu

Consulta de Avaliação Gratuita! 

Inicie agora a sua recuperação Entre Em Contacto

Luto Patológico

Um processo de luto é habitualmente doloroso e tenebroso, podendo originar o caos na vida das pessoas que acabaram de perder ligações físicas e emocionais. Este processo pode originar um desnorte no rumo da vida do paciente.

O objetivo da Clínica Olhos de Água passa por levar o paciente a não esquecer o que se perdeu, mas sim aceitar o sucedido por forma a permitir que a vida prossiga o seu ciclo normal.

 

Sintomas do Luto Patológico

  • Cansaço, falta de energia ou desinteresse na vida em geral;
  • Isolamento emocional e/ou social;
  • Sensação de abandono;
  • Choque;
  • Sentimento de culpa;
  • Angústia;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

 

As 5 Fases do Luto

1. Fase da Negação

  • A primeira fase do luto é baseada na negação. Este sentimento reina para combater as emoções que estão relacionadas por uma causa de perda. No entanto, embora pareça uma opção pouco viável, tem impacto no nosso organismo para que o não haja um grande impacto no nosso bem-estar.

2. Fase da Raiva

  • A segunda fase do luto é focada na raiva, após a fase da negação, nesta fase já começa a existir uma frustração e profunda tristeza pois sofre com a perda de alguém. O sentimento de raiva apodera-se em relação à pessoa que faleceu.

3. Fase da Negociação

  • Numa terceira fase, existe uma fantasia de que é possível reverter o processo. A negociação com entidades sobrenaturais é algo que a pessoa encontra como estratégia. Esta fase é curta, contudo é desgastante e não se encaixa na realidade.

4. Fase da Depressão

  • É nesta fase que se começa a cair na realidade e se deixa de fantasiar. Uma tristeza profunda começa a apoderar-se da pessoa, o que a leva a entrar numa crise pois a vida tem que continuar sem a pessoa que partiu.

5. Fase da Aceitação

  • Por último, a fase em que se aceita a perda e gera. Não é uma etapa rodeada de felicidade, no entanto em comparação às fases anteriores é a melhor fase. Com o passar do tempo, a pessoa vai começando a sentir alegria e prazer de viver.

 

Tratamento do Luto Patológico

Apesar do sentimento de luto ser algo que acaba por tocar a todos, ele difere de pessoa para pessoa, podendo originar transtornos mentais e/ou transtorno de ansiedade, entre outros. O tratamento da para este transtorno emocional tem como principal objetivo devolver ao paciente a paixão pela vida.

Para a Clínica Olhos de Água, recorrer a este tipo de tratamento é essencial, pois é nestas fases que o paciente necessita de acompanhamento.

Antes de iniciar o tratamento, é feita uma consulta de avaliação gratuita, para perceber qual o tratamento mais indicado. Para cada paciente é elaborado um tratamento personalizado.

A duração deste acompanhamento terapêutico, desenvolve-se entre um período de 12 semanas. No entanto, após o período de tratamento é aconselhado a presença frequente nos grupos terapêuticos.

Não perca mais tempo! 

Inicie agora a sua recuperação. Avaliação Gratuita! Entre Em Contacto

Outros Tratamentos

Alcoolismo

O tratamento de alcoolismo é a solução para retomar à vida normal. A Clínica Olhos de Água pode ajudá-lo!

Toxicodependência

O tratamento da toxicodependência é a solução que vai permitir retomar uma vida normal

Co-Dependência

Com o tratamento da Co-dependência, o paciente vai reconhecer os pontos negativos para contornar esta dependência

Vício do Jogo

O tratamento tem como principal objetivo fazer com que, o paciente retome à sua vida social “normal” e livre de qualquer dependência

Terapia de Casal

Para o tratamento dos problemas conjugais, o casal deve perceber que ambos estão envolvidos no mesmo problema

Erotomania

O paciente que sofre desta patologia, pode criar falsas realidades como relações sexuais ou comportamentos obsessivos

Ninfomania | Satiríase

Com o tratamento indicado, a paciente pode reaprender a viver de forma tranquila, plena, com o equilíbrio que necessita

Oniomania - Mania das Compras

O tratamento para este sofrimento emocional é essencial, uma vez que a própria pessoa não consegue lidar sozinha com este transtorno

Dependência da Internet

O tratamento dos pacientes com esta patologia é focado na mudança comportamental e abstinência total da adição