939 128 950 SOS 24H/7 Menu

Consulta de Avaliação Gratuita! 

Inicie agora a sua recuperação Entre Em Contacto

Co-Dependência

Chama-se Co-dependência ao conjunto de sintomas e atitudes que os familiares desenvolvem como resultado da interação com os dependentes, e que eventualmente poderá resultar em comportamentos e atitudes que acabam por separar de uma vida saudável.

Esta dependência emocional também pode estar associada a várias formas de abuso físico, emocional e/ou sexual. Os pacientes que sofrem desta doença, apresentam um défice de autoconfiança, dependem da aprovação dos outros e são extremamente sensíveis à dor e ao sofrimento.

Os indivíduos que apresentam sintomas desta patologia, sentem uma atração por outros que aparentam necessitar de ajuda ou atenção. Esta doença emocional é grave e progressiva, e por norma afeta pessoas com perturbações familiares. Contudo, com o tratamento adequado podem recuperar a vida equilibrada do passado. 

Na Clínica Olhos de Água vivemos em comunidade terapêutica, o que possibilita ajudar o paciente de forma a que o próprio partilhe os seus sentimentos para receber a atenção e tratamento adequado.

 

Sintomas de Co-dependência

  • Baixa auto-estima;
  • Distorção cognitiva;
  • Dificuldade em reconhecer e compreender a sua própria realidade (negação, racionalização e ilusão);
  • Intolerância à separação, ao luto, ao divórcio ou à frustração dos outros;
  • Preocupação desmesurada com aquilo que os outros fazem ou dizem.

 

Consequências de Co-dependência

  • O paciente desfaz-se em atitudes “supostamente” altruístas, ficando imensamente magoado quando os outros recusam a sua ajuda o que gera um sentimento de que nada que faça é suficiente.
  • Acaba por procurar uma forma incessante de satisfazer os outros, o que origina uma incapacidade em aceitar um elogio ou agradecimento, por considerar não ter sido uma ajuda positiva.
  • Para o indivíduo a prioridade é o que os outros pensam e sentem a seu respeito, pois não se considera uma pessoa de valor e merecedora de amor. Com este turbilhão de sentimentos acaba por abdicar com frequência do que gosta e lhe dá prazer em função do que os outros querem e/ou precisam.

 

Co-dependência Tratamento

O primeiro passo para um co-dependente é admitir que está doente, sendo fundamental que tome consciência da situação e do risco da doença.

O tratamento da Co-dependência é possível. Com a ajuda da equipa especializada da Clínica Olhos de Água, o paciente vai alterar a forma como vê a vida reconhecendo os pontos negativos por forma a contornar esta dependência.

Antes de iniciar o tratamento, em regime de internamento, é feita uma consulta de avaliação gratuita, para perceber qual o tratamento mais indicado. Para cada paciente é elaborado um tratamento personalizado.

A duração deste acompanhamento terapêutico, desenvolve-se entre um período de 12 semanas. No entanto, após o período de tratamento é aconselhado a presença frequente nos grupos terapêuticos.

Não perca mais tempo! 

Inicie agora a sua recuperação. Avaliação Gratuita! Entre Em Contacto

Outros Tratamentos

Alcoolismo

O tratamento de alcoolismo é a solução para retomar à vida normal. A Clínica Olhos de Água pode ajudá-lo!

Toxicodependência

O tratamento da toxicodependência é a solução que vai permitir retomar uma vida normal

Vício do Jogo

O tratamento tem como principal objetivo fazer com que, o paciente retome à sua vida social “normal” e livre de qualquer dependência

Luto Patológico

O tratamento para o Luto é essencial, pois é nestas fases que o paciente necessita de acompanhamento

Terapia de Casal

Para o tratamento dos problemas conjugais, o casal deve perceber que ambos estão envolvidos no mesmo problema

Erotomania

O paciente que sofre desta patologia, pode criar falsas realidades como relações sexuais ou comportamentos obsessivos

Ninfomania | Satiríase

Com o tratamento indicado, a paciente pode reaprender a viver de forma tranquila, plena, com o equilíbrio que necessita

Oniomania - Mania das Compras

O tratamento para este sofrimento emocional é essencial, uma vez que a própria pessoa não consegue lidar sozinha com este transtorno

Dependência da Internet

O tratamento dos pacientes com esta patologia é focado na mudança comportamental e abstinência total da adição