Co-Dependência
Chama-se Co-dependência ao conjunto de sintomas e atitudes que os familiares desenvolvem como resultado da interação com os dependentes, e que eventualmente poderá resultar em comportamentos e atitudes que acabam por separar de uma vida saudável.
Esta dependência emocional também pode estar associada a várias formas de abuso físico, emocional e/ou sexual. Os pacientes que sofrem desta doença, apresentam um défice de autoconfiança, dependem da aprovação dos outros e são extremamente sensíveis à dor e ao sofrimento.
Os indivíduos que apresentam sintomas desta patologia, sentem uma atração por outros que aparentam necessitar de ajuda ou atenção. Esta doença emocional é grave e progressiva, e por norma afeta pessoas com perturbações familiares. Contudo, com o tratamento adequado podem recuperar a vida equilibrada do passado.
Na Clínica Olhos de Água vivemos em comunidade terapêutica, o que possibilita ajudar o paciente de forma a que o próprio partilhe os seus sentimentos para receber a atenção e tratamento adequado.
Sintomas de Co-dependência
- Baixa auto-estima;
- Distorção cognitiva;
- Dificuldade em reconhecer e compreender a sua própria realidade (negação, racionalização e ilusão);
- Intolerância à separação, ao luto, ao divórcio ou à frustração dos outros;
- Preocupação desmesurada com aquilo que os outros fazem ou dizem.
Consequências de Co-dependência
- O paciente desfaz-se em atitudes “supostamente” altruístas, ficando imensamente magoado quando os outros recusam a sua ajuda o que gera um sentimento de que nada que faça é suficiente.
- Acaba por procurar uma forma incessante de satisfazer os outros, o que origina uma incapacidade em aceitar um elogio ou agradecimento, por considerar não ter sido uma ajuda positiva.
- Para o indivíduo a prioridade é o que os outros pensam e sentem a seu respeito, pois não se considera uma pessoa de valor e merecedora de amor. Com este turbilhão de sentimentos acaba por abdicar com frequência do que gosta e lhe dá prazer em função do que os outros querem e/ou precisam.
Co-dependência Tratamento
O primeiro passo para um co-dependente é admitir que está doente, sendo fundamental que tome consciência da situação e do risco da doença.
O tratamento da Co-dependência é possível. Com a ajuda da equipa especializada da Clínica Olhos de Água, o paciente vai alterar a forma como vê a vida reconhecendo os pontos negativos por forma a contornar esta dependência.
Antes de iniciar o tratamento, em regime de internamento, é feita uma consulta de avaliação gratuita, para perceber qual o tratamento mais indicado. Para cada paciente é elaborado um tratamento personalizado.
A duração deste acompanhamento terapêutico, desenvolve-se entre um período de 12 semanas. No entanto, após o período de tratamento é aconselhado a presença frequente nos grupos terapêuticos.