Erotomania
A Erotomania também denominado como a “doença do amor”ou Síndrome de Clérambault, é um transtorno psicológico ao qual o indivíduo acredita que é amado por outro de um estatuto social superior. Este síndrome gera a ilusão de uma paixão/relação fictícia.
Na Grécia Antiga, era considerada uma doença de amor não correspondido, contudo, na atualidade o conceito de Erotomania alterou-se para uma ilusão de ser amado por outra pessoa.
3 fases deste “Amor Platónico”
- Sentimento de esperança – o indivíduo acredita que é amado por determinada pessoa.
- Sentimento de desapontamento – nesta segunda fase, o paciente gera sentimentos de vingança com base na mágoa pela falta de correspondência aos seus sentimentos.
- Sentimento de ódio – Por fim, o indivíduo começa a sentir ódio. Este ódio, faz com que comece a fazer ameaças vingativas à pessoa que acredita que ama (conviacção delirante).
Sintomas da Erotomania
O paciente que sofre deste transtorno, pode acreditar que ele e a outra pessoa que supostamente está apaixonada, se comunicam secretamente com gestos. Caso a outra pessoa seja uma figura pública.
A Erotomania enquadra-se num contexto de esquizofrenia.
Tratamento da Erotomania
Em casos mais avançados, o paciente que sofra desta patologia, pode criar falsas realidades como relações sexuais ou comportamentos obsessivos.
Com o tratamento indicado, o paciente pode reaprender a viver a vida de forma tranquila, plena, com o equilíbrio que necessita.
Antes de iniciar o tratamento, é feita uma consulta de avaliação gratuita, para perceber qual o tratamento mais indicado. Para cada paciente é elaborado um tratamento personalizado.